SÃO BENTO ABADE - MG

Localizada no Sul de Minas Gerais, São Bento Abade é uma pequena e charmosa cidade de aproximadamente 5.000 habitantes. O primeiro habitante do lugar foi o padre Bento Ferreira, que ali se fixou para catequizar os índios, tendo construído uma capela em meados do século XVIII e, em 1752, instalado a sede da fazenda São Bento do Campo Belo. Em 1794, após o falecimento do padre, Manoel Franscisco Ferreira constrói a primeira casa e logo o povoado se desenvolve, sendo elevado a distrito em 1938, com a denominação de São Bento. Em 1962 emancipa-se com o nome de São Bento Abade, devido à devoção que o fundador dedicava ao eremita São Bento. A economia da cidade se baseia principalmente na agricultura e na pecuária leiteira e o turismo cultural tem despontado como uma relevante alternativa para a comunidade.

Detentor de um rico patrimônio cultural, o município foi palco de uma das mais conhecidas tragédias do período colonial brasileiro, o assassinato do fazendeiro João Garcia Leal, que teve sua pele arrancada por sete irmãos enquanto ainda estava vivo, no local onde era a Fazenda Campo Formoso. Em honra e justiça pela morte de João, seu irmão, Januário Garcia Leal, deu início à perseguição dos criminosos, fato histórico que ficou conhecido como a “Saga do Sete Orelhas”. Januário matou os sete irmãos e como prova dos feitos ele cortava uma das orelhas da vítima e a exibia em um cordão.

Até hoje existe no local onde João Garcia foi assassinado a figueira em que ele foi dependurado e seu entorno é tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Além desse relevante e curioso fato histórico, São Bento Abade também se orgulha de possuir diversas manifestações culturais como o grupo de catira, as folias de reis, seus violeiros, e de ser filho da terra um dos maiores violonistas do Brasil, o jovem Fernando Lima.

Conheça a encantadora e hospitaleira São Bento Abade, a cidade que respira cultura.

Ler 602 vezes
Avalie este item
(1 Votar)