Por que preservar o Patrimônio Cultural?

Grupo de Capoeira Poder do Sol

Corporação Musical União Sãobentense

Artistas Sãobentenses

Por que preservar o Patrimônio Cultural?

O valor cultural de um bem está na capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas à comunidade. O Patrimônio Cultural de um povo lhe confere a sua identidade e orientação, pressupostos básicos para que possa reconhecê-lo como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade, que promovem diretamente o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.

A razão de se preservar o Patrimônio Histórico e Cultural de São Bento Abade consiste na melhoria de qualidade de vida da comunidade sãobentense e na proteção dos seus costumes e das suas manifestações culturais.
A implantação de projetos de promoção e proteção do patrimônio cultural está diretamente ligado à participação da comunidade local, que é a verdadeira responsável e guardiã de seus valores culturais, cabendo ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo às presente e futuras gerações.

Turismo Cultural

O Município de São Bento Abade possui considerável relevância cultural, por ter iniciado em sua região o marcante fato histórico brasileiro conhecido como “A Saga do Sete Orelhas”. O turismo cultural caracteriza-se como o principal segmento turístico com potencialidades na localidade. Conforme Brasil (2006) Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura. Ainda de acordo com Brasil (2006) pode-se situar a origem da relação turismo e cultura no grand tour europeu, quando os aristocratas e, mais tarde, a burguesia viajavam, principalmente para contemplar monumentos, ruínas e obras de arte dos antigos gregos e romanos.

É real que o Brasil possui um grande potencial para a exploração do Turismo Cultural, mas esse ainda é infimamente aproveitado. Mesmo assim, Minas é destaque no segmento, possuindo considerável tradição, com destaque para as cidades históricas mineiras de São João Del Rei e Tiradentes, localizadas a aproximadamente 150 km de São Bento Abade.

O turismo em São Bento ainda está incipiente, mas a localidade possui uma grande vocação para a atividade e outros fatores também contribuem para o desenvolvimento turístico como sua posição estratégica, o diferenciado patrimônio cultural imaterial, sua riqueza histórica e o real interesse da comunidade local pelo turismo.

É importante ressaltar também que a comunidade sãobentense preserva ricas manifestações culturais populares como a Corporação Musical União Sãobentense, as Folias de Reis, a Catira Sãobentense e os diversos e talentosos artistas locais, com destaque para Fernando Lima, um dos mais renomados violonistas brasileiros. Também vale lembrar os diversos eventos que acontecem no município, com destaque para a Festa do Peão Boiadeiro (outubro), a Expoleite (Julho) e o Festival Sete Orelhas (móvel).

Ler 415 vezes
Avalie este item
(0 votos)